<$BlogRSDURL$>

domingo, março 28, 2004

Aos novos
"Eu venho dum tempo em que a linguagem política era completamente outra. Nós falávamos uma linguagem que os senhores, hoje, não entendem. Os senhores falam uma linguagem que, no meu tempo, era intraduzível.
O esforço que nós, os da minha geração, tivemos que suportar na hora definitiva da transição, nem os senhores o calculam! Como foi violento e doloroso! Tão violento e tão doloroso, que poucos, da minha geração, tiveram coragem e energia para o suportarem. Tão violento e tão doloroso, que os senhores nunca serão suficientemente justos para a grandeza moral do nosso acto, e para o nobilitante sacrifício do nosso espírito. (...)
Como irmão mais velho da geração actual, posso dizer-lhe que não esmoreça, não trepide, não transija, não se arreceie. Bem unida e bem decidida — Deus consinta que ela conquiste, por inteiro, o campo, e veja a vitória que eu, certamente, não verei. Mas na hora luminosa do triunfo, não esqueça os seus Precursores, aqueles que num ambiente hostil, pervertido e desordenado, tudo afrontaram, para poderem semear a boa semente, para que os vitoriosos de amanhã pudessem mais facilmente vencer."

Alfredo Pimenta

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?