<$BlogRSDURL$>

sábado, março 27, 2004

Drieu la Rochelle e o Fascismo
"Por fim a política. Drieu quer restituí-la a uma altitude e grandeza antigas.. Quer livrá-la da prostituição, onde ela caiu, quer que ela seja arte e religião. Considera-a como um modo de amar, de unir, um modo de conhecimento. Ele próprio diz: «Pela política, ai de mim!, eu queria conhecer os meus companheiros» Quando se desiludia das mulheres, quando se cansou da «vida parisiense», cede, enfim, à tentação e transpõe, do individual para o político, o seu impulso para o absoluto. «Assim como ele sofre com a visível desagregação cívica, o social do seu povo, também sofre com a sua própria desagregação, com a desordem e a infecundidade, dos seus amores», observa Daniel Halévy. Pela política, Drieu pretende salvar-se, salvar o seu povo, salvar os homens. Por ela, quer que se conquiste a unidade. Unir foi a preocupação deste atormentado e ansioso - de Absoluto. Unir o mais antigo ao mais moderno, unir o capitalismo ao socialismo, unir as pátrias à Europa, unir a variedade à unidade. Integrar, unir, soldar por uma espécie de rito, de relações sagradas, recriar manifestações do Absoluto para nelas sentir-lhes o odor, o espírito, a essência, eis preocupações de Drieu, eis o sentido da sua acção política.
Através de vicissitudes, rondando partidos, formações e grupos, observando canalizando a actualidade, interrogando e perscrutando o futuro.. Drieu procurava o que melhor correspondesse à sua íntima necessidade. (...)
Drieu La Rochelle declarou, em Janeiro de 1943: «No Fascismo eu vi o único meio de conter e reduzir a decadência». Para ele, conforme assinala Pierre Andreu: «o Fascismo é o socialismo, é um outro socialismo que tomou ao socialismo antigo tudo o que ele tinha de bom e que lhe ajuntou o sentido mais antigo ainda da complexidade da vida, com os seus profundos segredos espirituais. ... 0 Fascismo pretende alcançar o homem total, em todas as suas actividades».
Este sentido da unidade, dos segredos espirituais, da complexidade da vida constituem a sedução que Drieu encontrou no Fascismo e que lhe exigiu, numa atracção de religiosidade."

Goulart Nogueira

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?