<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, abril 09, 2004

Até onde vai a Europa?
Ao dar uma vista de olhos pela imprensa francesa verifiquei que nos últimos dias estalou na praça pública um debate sobre qual a posição a tomar quanto à adesão da Turquia à União Europeia.
Era inevitável, e ainda bem que a discussão rebentou - quanto antes melhor, e quanto mais pública melhor.
Com efeito, esta é uma batalha decisiva, determinante, essencial - para a Europa e para o mundo.
Vão mobilizar-se nela todas as forças disponíveis: de um lado estão naturalmente as opiniões públicas dos países europeus, pouco interessadas em ter mais sessenta ou setenta milhões de muçulmanos a circular livremente por aí com igualdade de direitos.
Do outro lado, as forças são de peso: os que mandam na América estão comprometidos a fazer entrar a Turquia na União, e não pouparão esforços e pressões nesse sentido. O compromisso foi assumido repetidamente perante os actuais mandantes turcos, até nas negociações sobre o Iraque, e comunicado aos responsáveis europeus. A pressão não abrandará, e esse objectivo não será abandonado. Até porque atrás da cortina outros interessados aguardam impacientes: os grandes entusiastas da entrada da Turquia na União Europeia são os israelitas.
Israel beneficia de acordos bilaterais com a União Europeia; mas a sua aspiração é claramente a de entrar como membro de pleno direito. A entrada da Turquia não representa portanto apenas a fractura irremediável entre os principais países do universo islâmico; significa de imediato a abertura da porta para a adesão seguinte, que será dessa outra nação "europeia" - Israel, pois claro.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?