<$BlogRSDURL$>

domingo, abril 04, 2004

Internet como meio de luta política 

A grande inovação que encontro nos Identitários franceses é a utilização consciente da internet já não apenas como um terreno, um campo privilegiado onde se desenvolve o combate político, mas sim como um meio, um instrumento, uma ferramenta para esse combate.
Com efeito, não se tratou apenas de constatar que uma boa e bem organizada mailing-list constitui a forma mais prática e quase instantânea de desencadear uma campanha de opinião, ou mesmo convocar e realizar uma iniciativa como um comício ou uma manifestação num local indicado.
Trata-se agora de verificar que os centros de poder todos eles têm mecanismos que estão ao alcance do cidadão: não apenas os grandes meios de comunicação mas também qualquer entidade como uma prefeitura, um ministério, um presidente de câmara têm endereços electrónicos, telefones, faxes. Se um programa na televisão nos indigna, se uma posição política nos desagrada, se uma decisão nos escandaliza, basta mobilizar a rede de militantes disponíveis na lista e remeter-lhes a instrução precisa e os números: uma onda de telefonemas, faxes, mails, bombardeia a entidade visada até esta não poder ignorar mais a situação.
Este tipo de campanhas convergentes sobre um alvo determinado permite ainda ultrapassar pela acção concreta as estéreis questiúnculas ideológicas que normalmente paralisariam o campo nacional.
Sucessos notáveis deste tipo de actuação foram a mobilização espantosa que num instante permitiu reocupar a Igreja de Saint Nicholas quando da sua recente tentativa de ocupação por indocumentados esquerdistas, ou o bem sucedido boicote ao grupo musical racista anti-branco que era o de maior sucesso em França e que teve que anular a sua tournée nacional pela persistente perseguição por essa via cibernáutica a quem quer que permitisse tais concertos, fossem as autoridades fossem os donos das salas.
Cria-se uma situação tal que o mais sensato é anular em vez de afrontar a onda.
Claro que isto é militância através da rede, mas para atingir alvos que estão para além dela: sempre com firmeza e com cortesia, como lembram os identitários. Um exemplo.

Etiquetas: ,


0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?