<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 03, 2004

A internet
Tenho que confessar: a impressão que tenho é que o verdadeiro papel e a relevância da internet no mundo de hoje não está compreendido e assimilado nos meios que me interessam. Não há ainda a percepção, nem perto disso, das utilidades desse meio como instrumento capital para uma estratégia de acção política na sociedade contemporânea. Não houve reflexão sobre as potencialidades da rede, nem tentativa de inventariação das capacidades que oferece. Nunca se tentou pura e simplesmente fazer um raciocínio do tipo "o que se pode fazer na internet".
Consequentemente não é entendido, nem aproximadamente, o que tenho proposto com a designação de militância cibernética, ou cibermilitância, e muito menos o que tenho chamado de "rede", a construção de redes no ciberespaço, o "fascismo em rede"...
É pena, porque se está a perder um tempo inestimável - e muitas vezes a esbanjar energias e meios em pura perda, desprezando o caminho que se apresenta livre e desimpedido, simples, barato e eficaz.
Sinto-me um tanto frustrado no meu entusiasmo por essa ideia, essa estratégia mais ou menos de "gramscismo internético"... Mas não desisto nem desespero - a história me dará razão, como dizia o outro.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?