<$BlogRSDURL$>

domingo, abril 04, 2004

Militantismo mediático 

No sítio do "Front National" existe já há muito uma secção denominada "militantisme médiatique". Explica-se facilmente o que está sob a designação. Como todos concordarão, os grandes meios de informação são o grande condicionador de toda a opinião pública nas sociedades actuais. Quanto a esses o caminho está vedado para quem seja colocado fora do sistema: há bloqueio total. Porém, verifica-se que desde a generalização da internet não existe nenhum jornal, televisão ou rádio que possa passar sem um sítio na net. E esses locais na rede são muitas vezes destinados a captar a opinão do público. Com frequência têm secções abertas ao leitor, cada um cria o seu forum, muitos convidam ao debate em linha, muitos insistem mesmo para que o público faça chegar a sua voz ao director, à redacção, à administração.
Então porque não aproveitar essa via? Em vez de criar coisinhas para entretenimento próprio, em conciliábulo secreto e sigiloso, no Front National escolheu-se a estratégia de remeter os militantes para esses locais: cada forum, cada secção dos leitores, cada sondagem em linha, cada mecanismo de auscultação da opinão pública deveria ter ecos da corrente nacional.
Evidentemente que isto tem regras: é preciso ser simples e sintético, é preciso usar da correcção necessária ou evitar o tom de propaganda directa, para que não se incorra sempre na exclusão dos moderadores.
Mas feito isto o resultado é espectacular: nestes anos mais próximos de nós, o "Front National", que não aparece nas grandes cadeias de televisão, rádio ou jornais principais, é no entanto, de acordo com todos os estudos, o partido que em França está mais presente na internet: o partido que mais aparece nos foros de debate, nas secções opinativas abertas, nos canais de recepção disponíveis ao público. E muito à frente de todos os outros!
Que formidável pressão assim se gera sobre as redacções, sobre os media, é fácil calcular. E quanto à repercussão no público, repare-se que muitas vezes as secções dos leitores, o "have your say", são bem mais lidas que o corpo jornalístico....

Etiquetas: ,


0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?