<$BlogRSDURL$>

domingo, maio 02, 2004

Ainda a Europa
O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, já expressou a sua preocupação quanto ao referendo que Blair anunciou que se realizará no Reino Unido para aprovação da constituição europeia. Não poderia dizer outra coisa: na verdade a decisão de Blair de realizar o referendo, sobre cujo resultado negativo parece não haver dúvidas, significa uma escolha política de fundo. Repare-se que Blair até agora tinha recusado esse referendo, sendo o mesmo reclamado apenas pelos opositores britânicos à dita constituição europeia. Claramente devido à evolução da situação política internacional, Blair fez uma opção: não haverá nos tempos mais próximos constituição europeia a vincular os britânicos, e poderá dizer-se que assim é porque estes a recusaram. Resta saber se poderá haver constituição europeia sem eles, o que parece duvidoso.
Finalmente, a observação que me parece mais importante: a decisão de Blair representa a opção por outros compromissos que se mostram cada vez mais incompatíveis com esses da constituição europeia. O Reino Unido é o aliado preferencial da América, e pelos vistos quer continuar assim. Dificilmente poderia sê-lo e ao mesmo tempo assumir em plenitude as vinculações e obrigações de sentido europeísta.
O que isto significa a meu ver é que as alianças estratégicas mais importantes no xadrez internacional já não são aquelas de que se fala mais: neste momento os vínculos ditados pelo tratado ECHELLON constituem a mais importante e forte coligação à escala planetária. Como o Iraque, essa pedra de toque reveladora, irá demonstrar cada vez mais: repare-se que os EUA, o Reino Unido e a Austrália anunciaram já o reforço em homens e material da sua presença na zona, em resposta aos problemas que ali enfrentam. E em resposta sobretudo aos outros, os que se sentem enganados nessa história, e que querem sair disso o mais depressa possível, como a Espanha, a Noruega, as Honduras e a República Dominicana, levados como carne para canhão ao serviço de um império que lhes é estranho, já anunciaram publicamente (e certamente outros se preparam para seguir).
Quem puder entender que entenda.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?