<$BlogRSDURL$>

domingo, maio 23, 2004

Novas do Congresso 

Segundo a grande imprensa, o congresso do partido governamental consagrou uma nova figura, Miguel Relvas, promovido a secretário-geral.
Substituiu José Luís Arnaut, desde sempre conhecido entre os seus pares por "Forrest Gump" (vá lá saber-se porquê, não me perguntem que eu não sei nada de cinema).
Mas este novo hierarca conheço; ou antes, conheci - no tempo em que ele era um jovem estudante. Durante os intervalos das aulas estava ostensivamente a ler "A Bola", durante as aulas estava disfarçadamente a ler "A Bola". Nunca o vi sem "A Bola", e nunca ninguém suspeitou que tivesse outras leituras.
Para dizer a verdade já na altura alguém me advertiu que o rapaz era muito mais importante do que parecia, dada a sua boa inserção na Jota, e que não me deixasse enganar pelas aparências - havia ali largo futuro.
Confesso que me deixei enganar: no jovem estudante ribatejano só reparei naquele ar entre o vesgo e o admirado com que escutava qualquer conversa que excedesse um pouco "A Bola". Nunca o ouvi dizer nada, mas o ar não era dos mais promissores. Talvez fosse da ligeira divergência ocular, os senhores sabem como nos fazem sempre uma certa impressão de incómodo aquelas pessoas que olham para nós parecendo estar a olhar para outro lado.
Nisso fazia lembrar outro personagem já então mais consagrado. Entretanto o tempo foi passando e na realidade confirmou-se o prognóstico optimista, o moço embora ainda nunca tivesse feito nada na vida lá foi navegando de cargo em cargo, tratando da nossa governança.
Agora foi o triunfo: é o secretário-geral, o homem de confiança do Outro.
Não há dúvida: em terra de cegos quem for zarolho é rei.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?