<$BlogRSDURL$>

domingo, junho 27, 2004

De novo a "militância cibernética" 

Sobre o aproveitamento e a utilidade da internet para a luta política de fundo, numa aposta de médio e longo prazo, encontrei uma excelente intervenção no Forum Nacional de que reproduzo aqui alguns excertos.
"A verdade é que a internet é um espaço de liberdade que é muito mais difícil de censurar do que um jornal ou uma televisão. A grande vantagem da internet é precisamente permitir uma facilidade muito grande de criação de conteúdos. Eu se quiser, posso criar um blogue em 5 min., e posso ter 20, 30 ou 40 pessoas (isto só depende da qualidade da vossa escrita) a lerem-me. Posso colocar posts em foruns como os do Sapo, ou do Correio da Manhã, onde centenas de pessoas me podem ler. Com a acção de rua isto não é possível. Posso perder uma noite a colar cartazes, ou a distribuir panfletos, e no fim só vou atingir a mesma quantidade de pessoas, mas com um esforço em tempo e dinheiro muito maior. Como dizia o William Pierce, com a internet podemos ter uma audiência potencialmente tão grande como a CNN. Por outro lado a internet permite-nos fazer chegar a nossa mensagem a pessoas que pensam como nós, mas que se sentem sós, que pensam que são as únicas. Eu falo do meu caso pessoal, e com muitos de vocês se calhar passou-se o mesmo: o meu primeiro contacto com o Nacionalismo foi através da internet (.... )
A internet é um meio excelente de fazer chegar as nossas ideias a milhares de pessoas e com a vantagem de não serem deturpadas pelos media. A internet permite que pessoas que não se identificam com o actual sistema procurem e encontrem uma alternativa.
Um exemplo concreto: faço um panfleto muito bonito, muito bem escrito, sobre um tema muito importante, imprimo uns milhares, e vou distribui-los para o Campo Grande. Alguns milhares de pessoas vão passar os olhos por aquilo e depois deitam-no fora. Ou seja, perdi uma tarde, gastei uns cobres jeitosos e atingi, no total, meia dúzia de pessoas que leu aquilo com atenção, porque o resto limitou-se a passar os olhos e deitar ao lixo. Com a internet posso escrever exactamente o mesmo texto, colocá-lo nos foruns do Sapo, do Clix, do Correio da Manhã, etc, e vou ser lido por tantas ou mais pessoas, e vou ser lido com muita mais atenção, porque quem frequenta esses foruns fá-lo por gosto, e nao por obrigação. Por isso a internet é um espaço fundamental para espalhar as nossas ideias sem deturpações e é um optimo local para recrutar militantes. Só quando houver um grande nucleo duro de militantes é que se pode partir para a rua, é a minha opiniao.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?