<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 18, 2004

Militantismo mediático 

A propósito da utilização da internet como um terreno para a luta política, o sítio oficial da FN francesa, movimento tantas vezes apontado como modelo entre nós, transmite orientações precisas aos seus militantes e simpatizantes.
Quanto aos foros internet, chama-se a atenção para o facto de muitos sítios generalistas apresentarem foros temáticos e ou sondagens diversas. E há igualmente aqueles relacionados com assuntos específicos, seja a política, a cultura, o ambiente, o regionalismo, a caça, a droga, o aborto, a Europa, etc.
Conselhos aos militantes: esses foros permitem "medir a temperatura" à opinião pública sem o filtro dos médias, e constituem um bom veículo de difusão das nossas ideias. Ocupem cada forum, sejam simultaneamente corteses, rigorosos e objectivos (as mensagens curtas e claras passam melhor).
Se necessário, consultem ou gravem os pontos fundamentais do programa político do partido, ou recorram aos artigos colocados em linha no sítio do partido.
Evitem todavia o que seja ostensiva propaganda directa, para que os moderadores não cortem automaticamente as mensagens.
Quanto aos médias, televisões, rádios, imprensa escrita: se uma notícia vos incomoda, se o tratamento da informação vos indigna, comuniquem-lhes esses sentimentos. Todos eles têm em linha modos de fazer chegar os protestos e os comentários à respectiva direcção ou ao serviço encarregado das relações públicas. Mais uma vez, é preciso ser firme e educado, mas objectivo e concreto, na defesa das opiniões e pontos de vista.
É esta a política oficial da FN. Se fosse eu a defender esta estratégia deliberada poderia parecer um lunático, mas como se vê ela é defendida e activamente praticada pelo maior partido de orientação nacionalista da Europa.
E fica para outra vez a insistência quanto aos blogues, páginas pessoais, sítios em rede, que deveriam constituir a cobertura informativa e formativa que através dos meios tradicionais nunca teremos. Mas o que é simples e evidente para entender custa paradoxalmente a aceitar.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?