<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 27, 2004

Grupo dos Amigos de Olivença 

Segundo uma nota informativa do Grupo dos Amigos de Olivença, as autoridades espanholas trataram de modo agressivo e intimidatório uma delegação do grupo que há dias se deslocou a Olivença com o intuito de mais uma vez cumprir os seus fins estatutários, chamando a atenção para o problema da ocupação dessa região portuguesa, aproveitando a passagem da "Vuelta Ciclista a España".
Nada nos admira nesse comportamento: ainda há pouco tempo em Badajoz se falava em homenagear Manuel Godoy, e mesmo em Olivença até um congresso de veterinários serviu para prestar homenagem à mesma figura histórica, dizendo-se expressamente que essa iniciativa era para agradecer o facto de a ele se dever a posse espanhola de Olivença...
E aqui reside a insolúvel contradição dos nossos amigos espanhóis: por toda a Espanha passaram o mês de Agosto a recordar que passavam trezentos anos sobre esse miserável acto de pirataria que foi a conquista e ocupação de Gibraltar pela esquadra inglesa, crime que se mantém até agora; e têm os espanhóis nisso toda a razão... Mas então como esconder que a mesma atitude, de conquista violenta e ocupação pela força de um território do vizinho, tiveram eles há duzentos e poucos anos, e teimam em manter, contra todos os compromissos internacionais em contrário?
Enfim, que fiquem eles com as suas contradições. A nossa posição é a de sem transigências reclamar aquilo que nos pertence pela história e pelo direito.
E quem dera que a luta do Grupo dos Amigos de Olivença pudesse ser o catalizador, o despertador dos portugueses para a causa de todo o Portugal perdido...

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?