<$BlogRSDURL$>

terça-feira, março 22, 2005

Perseguição impiedosa 

O governo do Japão admitiu esta terça-feira que poderá permitir que o ex-campeão mundial de xadrez Bobby Fischer, detido em Tóquio e ameaçado de extradição para os EUA, viaje para a Islândia depois de ter obtido a nacionalidade islandesa.
De acordo com a ministra da Justiça nipónica, Chieko Noono, a lei japonesa sobre o controlo de imigração permite enviá-lo legalmente para a Islândia a partir do momento em que obtiver a cidadania islandesa.
A Islândia, que já tinha oferecido asilo a Fisher, de 62 anos de idade, concedeu na segunda-feira a nacionalidade ao ex-campeão mundial de xadrez para evitar a sua extradição para os EUA.
Bobby Fischer está ameaçado de cumprir 10 anos de prisão nos EUA por ter disputado uma partida de xadrez na antiga Jugoslávia em 1992, violando as sanções norte-americanas contra Belgrado na época.
Este é o mais recente desenvolvimento da longa saga de Bobby Fischer. Veremos os próximos episódios.
Recorda-se a propósito que a perseguição a Bobby Fischer tem pouco que ver com o xadrez e com a Jugoslávia; como ele próprio tem sublinhado, tudo resulta das suas posições políticas contra o domínio judaico na política americana.
Para saber mais, informem-se aqui ou aqui.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?