<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 30, 2005

DE PIERRE LAVAL 

Aos meus advogados, para os informar
Aos meus carrascos para lhes responder


13 de Outubro de 1945
Não me resta a mínima dúvida sobre a sorte que me espera.
O general De Gaulle não hesita em mandar-me assassinar. Não é uma execução, visto que a sentença que me vitima não é um julgamento. Fecharam-me a boca na audiência; querem fazer calar a minha voz para sempre. Desta forma não temerão mais as minhas declarações. Não é preciso que a França conheça a sua história. Não se quer, sobretudo, que ela saiba quem foram os responsáveis das nossas desgraças.
Dirigi um supremo apelo a dois homens políticos a quem salvei a vida - a Léon Blum e a Paul Reynaud. Tudo em vão.
Não aceito a sentença, não aceito a desonra de uma execução, porque se trata de um assassínio. Quero morrer à minha maneira, pelo veneno, como os romanos. É o meu último acto para protestar contra a selvajeria. Vou utilizar-me do pacotinho de grãos que nenhuma busca pôde descobrir. Este veneno viajou - espero que não esteja adulterado - porque por diversas vezes mudou de esconderijo: a algibeira interior da minha peliça foi muitas vezes o seu refúgio, e a minha pasta, que sempre respeitaram, acolheu-o algumas vezes quando estava melhor empacotado.
Os soldados fuzilam por dever, mas hoje o seu dever é terrível: obriga-os a cometerem um assassínio.
Graças a mim, não serão eles os cúmplices involuntários daqueles que, mais alto, lhes ordenaram o meu assassínio. Não terão, pois, que atirar sobre um homem que morrerá por ter amado muito a sua pátria.
Peço que me deixem a minha faixa tricolor. Desejo levá-la para a minha grande viagem.
Conseguirão calar a minha voz para sempre, mas o meu espírito renascerá mais vivo e mais forte. Dirijo a minha última saudação à França que servi. O meu último pensamento é para ela.
Pierre Laval
(In «Laval Fala», Notas e Memórias redigidas na prisão de Fresnes de Agosto a Outubro de 1945. Ed. Parceria António Maria Pereira. Lisboa. s/d.)

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?