<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 30, 2005

DURANTE A VELADA DA MORTE 

13 de Outubro de 1945
Não bastava impedir-me de falar; era ainda preciso impedir-me de escrever. Porque me suprimem com tanta rapidez, se eu estou amordaçado e preso?
Nada impedirá, no entanto, os franceses, de compreenderem que se pretende esconder-lhes qualquer coisa.
Nada temia de um debate público. Tinha pedido ao «Diário do Governo», a publicação da acusação e das minhas respostas, para que os franceses fossem esclarecidos. Recusaram-mo.
Sabem agora que se quis esconder-lhes a verdade. A França não está libertada, visto querer-se que ela desconheça a verdade.
Nada temia: destruiria, reduzindo a nada, os agravos, perversos. Combateram-me sempre, com a mentira, e eu destruiria a mentira. Falseou-se a minha personalidade para incitar contra mim o ódio; essa falsa personalidade cederia o lugar ao homem que se apresenta de cara descoberta e que conhece bem os adversários. Foi desta segunda personalidade que se temeram e a quem se quis abafar a voz. Apresentaram-me como um ser pernicioso, como um astucioso, quando lutei sempre com a inteligência virgem e simples de um filho do povo.
Apresentaram-me sempre como um inimigo do povo, quando aqueles que me conhecem sabem bem que o defendi. Vou adormecer no sono eterno. A minha consciência está em paz. O remorso atormentará, talvez, aqueles que, não me conhecendo, me mancharam e torturaram. Ele oprimirá certamente, um dia, aqueles que mandaram assassinar-me. Lastimo-os mais do que os odeio, porque o ódio que os inspira nunca residiu na minha alma.
Choro pela minha família a quem faço sofrer.
Desejo para a minha pátria que tanto amo, a felicidade e a liberdade que lhe roubaram. Encontrá-las-á de novo, um dia, com uma outra moral e com outros guias.
Espero e receberei a morte com serenidade, porque a minha alma sobreviverá. Prefiro a morte às grilhetas.
Pierre Laval
(In «Laval Fala», Notas e Memórias redigidas na prisão de Fresnes de Agosto a Outubro de 1945. Ed. Parceria António Maria Pereira. Lisboa. s/d.)

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?