<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 19, 2005

Hora de balanço 

Na sequência da leitura do artigo sobre a manifestação publicado no "Santos da Casa", parece-me ser o momento adequado para fazer umas curtas anotações sobre esse tema e afins.
Começo por recordar que nos últimos meses houve quatro iniciativas de rua protagonizadas por forças políticas colocadas no campo nacional: a manifestação contra a eventual entrada da Turquia na União Europeia, a manifestação contra a insegurança e o crime, a homenagem a Rudolf Hess e finalmente a manifestação contra o lóbi gay e a pedofilia.
Quer dizer, se considerarmos um ciclo político iniciado no último 1º de Dezembro, e que inclua também o passado 10 de Junho, temos um número considerável de manifestações públicas de génese nacionalista, para além de outras realizações de âmbito mais fechado (estou a referir-me a concertos ou a jantares e almoços de convívio com cariz essencialmente militante).
O número e a variedade já dão para fazer uma análise e um estudo que tenha utilidade acrescida para o futuro.
Os temas foram diferentes, os momentos foram diferentes, a repercussão foi sempre diferente - mesmo que frequentemente os responsáveis e/ou os organizadores se confundam.
Todos esses aspectos, e os mais que se apresentem, merecem neste momento uma reflexão atenta e cuidadosa da parte de todos os que estão empenhados no movimento nacionalista, de modo a extrair as necessárias lições.
Se não for feito este trabalho, corre-se o risco de se perder uma grande parte daquele que foi feito. As iniciativas de rua só terão consistência se forem a expressão pública de um trabalho político devidamente alicerçado.
Peço desculpa aos que só se sentem bem na euforia, mas acho que a serenidade, o cepticismo e um certo "pessimismo metódico" são muito úteis nestas ocasiões.
O "movimento nacionalista", para não estagnar ou regredir, não pode cair numa situação de esgotamento temático, de paralisia por ausência de imaginação e criatividade, ou por simples cansaço repetitivo, como de modo alarmante por vezes já se sente ao percorrer muitos dos blogues que proliferaram numa ou noutra altura de forma a permitir antever uma verdadeira "blogosfera nacional", e que nesta fase dão a sensação de terem atingido precisamente esse ponto de esgotamento.
Naturalmente, espero e desejo que a referida sensação seja desmentida pelos factos.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?