<$BlogRSDURL$>

domingo, novembro 27, 2005

REGISTOS DE LEITURA D`UM ARISTOCRÍTICO 

«PARA UMA GENEALOGIA CULTURAL DE BASE NACIONAL-UNIVERSALISTA»
(Guião geral, muito sumário)
Tópicos e subsídios de formação e orientamento, propostos a destino.

Entre os vultos do pensamento indígena que mais fundo — e a fundo — me marcaram, importa pôr aqui de manifesto os forjadores daquele espírito nacional-universalista que inflamou, durante séculos, Portugal, e O tangeu e espraiou por meio-mundo e outro meio.
Foi à luz vivificante desse espírito, e gracinhas a ele, que todos nós por largo tempo nos persignámos — em nome do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste —, assim na terra como no mar.
Aos grandes dispensadores e intérpretes desse espírito, não fiquei eu, realmente, a dever pouco: assim com`assim, bastará talvez dizer que me ensinaram eles a sentir em português o que não é de sentir senão em português, e a pensar em português o que só em português pode e deve ser pensado.
Inscrevem-se nesse número e estão nesse caso: o Gil Vicente da «Exortação da Guerra» e o Camões d`«Os Lusíadas»; os escritos quinto-imperiais do Padre António Vieira; o José Agostinho de Macedo de «A Besta Esfolada», e nem só...; toda — mas toda! — a teoria legitimista declarada a público por meu primo-avô Ribeiro Saraiva; as páginas miguelistas de Camilo e anti-pombalinas páginas do mesmíssimo Camilo; o António Sardinha de «Valor da Raça», «Durante a Fogueira», «A Prol do Comum» e «Na Feira dos Mitos»; o Afonso Lopes Vieira da «Nova Demanda do Graal» e não só...; o Carlos Malheiro Dias da «Exortação à Mocidade»; muita da doutrinação contra-revolucionária de Fernando Pessoa; os pensamentos, palavras e obras produzidos por Salazar depois de ser Poder; as Cartas Pastorais de Cerejeira; todo o soberbo magistério político e ideológico que foi desenvolvido por Alfredo Pimenta nos últimos doze, treze anos de vida (das páginas d`«A Esfera» e d`«A Nação Portuguesa» aos derradeiros opúsculos, diatribes e libelos); o Miguel Torga dos «Poemas Ibéricos»; a poesia toda e toda (ou quase toda) a prosa de Goulart Nogueira; o «Destino do Nacionalismo Português», de António José de Brito, e os seus «Diálogos de Anti-Democrática», o Carlos Eduardo de Soveral de «Lanças n`África», e nem só...; a obra poética integral de António Manuel Couto Viana; e o etc;... da praxe (mais magro, porém, do que é costume).
Mas outros grandes guias tenho eu tido em meu caminho, e que não só me saíram ao comum, como até, inclusive, o talharam, de forma a eu poder romper por a eito e a direito e nunca em ziguezague.
Estou-me referindo, obviamente, aos grandes forjadores espirituais de uma Europa que tende, desde sempre, a evocar, em mim, a imagem de uma rapariga moderna... muito antiga.
Schopenhauer e a visão do mundo como representação da vontade; toda a predicação nietzscheana, e também a de Spengler, e também a de Keyserling; as Reflexões sobre a Violência, de Georges Sorel, o realismo integral de Charles Maurras, o germanoromantismo de Maurice Barrès, as formulações de Gentile sobre a eticidade do Estado, as de Martin Heidegger sobre «a mansão do Ser», a estética raciológica de Gobineau e de A. Rosenberg (assim como as de Günther, Clauss, Darré, Céline, Binet e Henri-Robert Petit), o pensamento aristocrático de grandes isolados como Evola e Montherlant, a teologia política de Carl Schmitt, o esoterismo tântrico-mágico de Miguel Serrano: eis os ídolos e ideais que mais poderosa influência exerceram sobre mim.
A lista, porém, só não ficará incompleta demais, se nela também figurarem: os tradicionalistas de todos os tempos e lugares (já Vásquez de Mella lá dizia que «Tudo o que não é tradição é plágio»); os futuristas e corporativistas portugueses, italianos e espanhóis; os nacionais-sindicalistas espanhóis e portugueses; todo o fascismo e esteticismo intelectual britânico; o legado literário em peso e o vivo exemplarismo de toda a geração colaboracionista francesa; aquela grande raça de polemistas e predicadores sagrados (Bloy, Bernanos, Chesterton, Papini e o Gustavo Corção d`«O Século do Nada») que sempre e também souberam destrinçar, e distinguir, à légua, Cristianismo de cristianice, e às vezes se incompatibilizaram e se puseram de mal com o mais efémero da Igreja Temporal por amor de Deus e da Igreja eterna, quando não apontaram mesmo — alguns deles, ao menos — para certas formas de catolicismo anti-clerical ou de anti-clericalismo católico, digamos assim, orientando-se e de preferência os outros para um catolicismo não-catolaico e não-profano — isto é: para uma catolicidade propriamente dita e, como tal, nunca por nunca dessacralizada ou desierarquizada —, de altíssima voltagem e de radiosa estirpe; e ainda aqueles, enfim, que, como Santa Catarina de Siena, ou como Mishima e León Degrelle, não se têm limitado a escrever com tinta, mas também com o sangue — e, sobretudo, com o exemplo.
Acolhi-me, assim, à tutela dos que em si realizaram o sincretismo supremo da tinta e do sangue.
Recebi preceptorado criador e acatei eu, em suma, o mestrado espiritual daqueles que se soergueram, «em nevoeiro e em mito», aos acenos de Deus e às audições da Pátria. Foram-me confrades, particularmente caros e dilectos, todos os grandes isolados das Letras. Todos os crucificados da escrita, esses que reclinados viveram, a seus umbrais cantando toadas de Amor e Morte com palavras da infância...
De uma ou de outra forma, todos, afinal, se chegaram a mim para me ministrarem mensagens de energia sob enchentes de sonho; e para me dizerem: que «não se entra no heroísmo como se entra para a Escola Militar»; que «não se alcança a santidade como se alcança o seminário»; que «não se reza a Deus Nosso Senhor nos mesmos termos em que se arenga às turbas», e que a Europa que convém aos Estados Unidos não nos convém, como não nos convém a Europa que convém, que convinha e que continua a convir à ex-chamada União Soviética.
Rodrigo Emílio
(In Diário do Minho, 23.11.1994)

2 Comentários
Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Muito bom. Com pequenas variantes, na nossa família de pensamento, em sentido lato, quem não se revê nestas palavras?
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?