<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Camisa velha 

(Para o Rodrigo Victor que, em Outubro de 1974, com sete anos,já era exilado, e me saudou à romana ao ver-me em Campamiento)

Mãe! Vesti uma camisa nova
da velha camisa que vestiu meu Pai
Dizem que a luta é ali na rua...
- Vou ou não vou?!
- Filho, vai!

Dizem para eu ter cautela,
que o inimigo é feroz e desumano
e que foi ele que matou meu Pai...
- Vou ou não vou?!
- Filho, vai!

Ameaçam de punhos fechados
ou empunham foices e martelos
e ai daquele que nas mãos lhes cai...
- Vou ou não vou?!
- Filho, vai!

Vai! com a camisa velha que antes de ti a vestiu teu Pai
e, com, ela vestida, se foi a combater.
Vai! Que as últimas palavras,
camisa vestida, foram para ti:
- Diz ao nosso filho que saiba morrer!

Partiu. Partiu e nunca mais voltou
para estar presente na alvorada que nascia:
morreu por aquilo que lutou,
para que nascesse um novo dia!

O novo dia em que tu vestiste
a camisa nova
da velha camisa que foi de teu Pai...
- Não tenhas medo.
A teu lado vai
a presença do exemplo que te deu teu Pai:
- Meu filho! Veste essa camisa
e vai!

AMÂNDIO CÉSAR

2 Comentários
Comments:
Esplendoroso!
 
\o
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?