<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 08, 2006

Blogosfera nacional 

Tenho continuado a acompanhar atentamente a evolução da blogosfera de tendência nacionalista, coerentemente com as posições expressas desde o início do blogue.
Neste momento, a par de alguns motivos de satisfação, verifico todavia que se mantêm inultrapassados vícios e insuficiências que há muito tempo deviam ter sido superados.
Sem tentar ser exaustivo, basta reparar que continuam a aparecer constantemente novos blogues - o que em si mesmo é positivo, porque demonstra que existe gente um pouco por todo o lado que está disponível para combater pelas suas ideias.
O lado pior está sobretudo na inconsequência de tantos projectos: muitos não aguentam três dias, alguns contentam-se com dois ou três posts e acaba-se-lhes o fôlego.
A ideia de continuidade, de perseverança, de trabalho, a noção que este é um combate para manter a longo prazo, e que não se ganha com fogachos de um dia, continua a ser uma ideia de difícil aceitação.
Depois, outros defeitos: é imperdoável que se pretenda actuar na blogosfera como se se estivesse sozinho. Muitos avançam ignorando os outros, sem sequer fazer referências, links, divulgação recíproca - enfim, nada do que é básico para ter alguma relevância na blogosfera. No tempo das redes, agir em rede é essencial.
Falta de seriedade e profundidade, falta de interesse pelas condições técnicas para o sucesso.
No fundo, falta a convicção de que esta não é uma brincadeira mas uma estratégia para aprofundar e melhorar constantemente.
Se todos ou ao menos a maioria dos que aparecem e desaparecem assumissem estas tarefas como uma missão a cumprir, e para cumprir o melhor que for possível, que força espantosa não teria já a blogosfera nacionalista!
Enfim, resta-me esperar que o tempo traga melhorias, e muitos sejam capazes de se entender, de comunicar uns com os outros, de se aperfeiçoar e de dar um sentido comum às experiências na blogosfera.
(Neste momento, queria dar as boas vindas ao Barreiro Nacional e ao Sabor Nacional, que descobri há pouco, desejando para eles o maior êxito neste mundo da blogosfera).

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?