sexta-feira, julho 07, 2006
Eurodeputado polaco elogia Salazar e Franco
A Europa "tem falta de estadistas" como Salazar e Franco - quem o disse foi o eurodeputado polaco Maciej Marian Giertych, pai do vice-primeiro-ministro polaco, durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu que tinha como objectivo a condenação do regime franquista, a pretexto de assinalar os 70 anos do início da Guerra Civil espanhola (1936-1939).
Giertych realçou o facto de os dois terem combatido "a praga do comunismo", em defesa dos valores católicos. "Graças à Igreja espanhola, ao Exército espanhol e a Francisco Franco, o ataque comunista contra Espanha foi rechaçado", explicou o parlamentar polaco.
Giertych, nascido em 1936 em Varsóvia, foi eleito para o PE em representação da Liga das Famílias Polacas.
O líder da bancada socialista no Parlamento Europeu, Martin Schultz, logo classificou a intervenção de "fascista" e disse que discursos desses "não têm lugar no Parlamento Europeu".
Miguel Portas diz que teve "dificuldade em acreditar no que estava a ouvir", quando ouviu o deputado polaco elogiar Salazar e Franco pelo seu papel na "defesa do Ocidente", e ainda pensou que fosse "erro de tradução". "Já não ouvia fascistas como aquele há muito tempo. Um fascista à moda antiga", diz o deputado do Bloco de Esquerda.
O eurodeputado Fausto Correia também declara que ficou "obviamente surpreendido" e que "há uma contradição nos termos. Um parlamento democrático não pode nunca saudar aqueles que estiveram contra a democracia".
Edificantes - as atitudes de um e dos outros.
2 Comentários
Comments:
Blog search directory
Estes polacos ainda não perceberam onde se meteram. Coitados, andavam convencidos que comunismo e democracia eram inimigos, mas a democracia convive muito bem com o comunismo, com polacos como este é que não.
Enviar um comentário