<$BlogRSDURL$>

domingo, dezembro 10, 2006

Pinochet e a História 

A verdade permanecerá: Pinochet foi o responsável pela mais marcante derrota infligida ao comunismo internacional após a Guerra Civil Espanhola.
O comunismo, que rompera em força na cena internacional com a revolução soviética de 1917, expandiu-se logo depois numa sequência impressionante, fiel ao seu programa anunciado de fazer a revolução à escala universal.
Foi então detido precariamente pela reacção na Alemanha e na Itália.
E foi vencido mais decisivamente em Espanha numa cruenta guerra civil em que se jogou grande parte da história futura.
Ao acontecido em Espanha ficou a dever-se também a impossibilidade de êxito em Portugal.
Mas depois, a partir de 1939/45, recomeçou o ciclo das vitórias, num alastrar que parecia irresistível.
De 45 até 1973 foram só vitórias: o comunismo espalhava-se pelo mundo, numa dinâmica imparável, e onde se implantou não mais cedia um milímetro. Desde Berlim a Pequim, metade da Europa e a Ásia quase toda estavam subjugadas a ditaduras vermelhas.
A África e a América do Sul pareciam seguir o mesmo caminho.
Deram-se então os acontecimentos do Chile. Com a derrota de 1973, deu-se início ao "roll-back": a partir daí, a expansão comunista na América do Sul ficou definitivamente derrotada.
Só posteriormente viria o descalabro do final de 80, com o colapso do império soviético, mas até lá muito sangue e sofrimento haveria ainda de passar, na Ásia, África e Europa, e ainda assim surgiriam transitórios triunfos da besta, do Vietname a Angola, antes que o monstro fosse definitivamente relegado para as páginas da História.
O sinal dado pela revolução chilena, o marco histórico erguido no Chile, ficou irreversivelmente assinalado como um passo decisivo na História da Humanidade.
Pensem nestes factos quando depararem com as erupções de ódio destrambelhado que se notam nos órfãos de Lenine sempre que se evoca a Guerra Civil Espanhola ou a Revolução Chilena.

1 Comentários
Comments:
Grande síntese, Caro Amigo.
Viva Pinochet! O fundador do Chile moderno e um dos poucos Vencedores do marxismo.
Um abraço.
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?