<$BlogRSDURL$>

sábado, março 17, 2007

O Seu a Seu Poema 

(in http://www.ship.pt/)

A colectânea poética completa de José Valle de Figueiredo, reunindo os versos que escreveu de 1959 a 2002, foi lançado no passado dia 24 de Fevereiro, numa sessão muito concorrida realizada no Salão Nobre do Palácio da Independência. Edição da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, integrada na prestigiada colecção "Biblioteca de Autores Portugueses", a colectânea tem por título "O seu a seu poema" e recebeu o patrocínio da Câmara Municipal de Tondela, terra natal do autor.
Familiares, amigos e companheiros de José Valle de Figueiredo e destacadas personalidades das letras e da sociedade civil marcaram presença, para saudarem o poeta, que foi, pela palavra e pela coerência, uma referência para muitos homens e mulheres da sua geração.
Apresentaram a obra e o poeta, respectivamente, o Prof. José Carlos Seabra Pereira, catedrático da Universidade de Coimbra, e o presidente da Direcção Central da SHIP. Um coro de antigos orfeonistas fez vibrar a assistência cantando o "requiem por Jan Pallach", com música de Manuel Rebanda e letra de José Valle de Figueiredo, do poema com o mesmo nome, de 1969, dedicado ao jovem que se imolou pelo fogo, assumindo o supremo sacrifício em protesto contra a invasão soviética de Praga e a quem foi erigido um singelo monumento no centro da cidade, que se tornou local de peregrinação para jovens de todo o mundo.
José Valle de Figueiredo tem um vasto currículo na área da cultura, tendo presidido ao Instituto Rainha D. Leonor e dirigido vários outros organismos. É também membro do Conselho Supremo e delegado da SHIP no Porto.

1 Comentários
Comments:
Convidamos aos amigos que acessem o blog DESABAFO PAÍS (BRASIL) - http://desabafopais.blogspot.com, jornalismo independente, mostra o Brasil sem retoque. Leia hoje no DESABAFO: 1)As calúnias de Veja; 2) POLÊMICA: O Sepulcro Esquecido de Jesus; 3) o que é bom para Rede Globo, será também para o brasileiro?; 4) Cidadania - uma luz no fim de tudo; 5)Alerta - subida das águas do mar; 6) Sombras da Inquisição; 7) Kirchner desafia FMI. E muito mais. Espaço livre e democrático para opinar, não existe censura. Acesse, vc vai gostar. Um abraço, Daniel Pearl.
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?