<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 21, 2007

Sobre as tentativas de cooperação entre os movimentos europeus 

(Por Jean-François Dumoulin, in http://www.voxnr.com/)

«Le dépassement du nationalisme, seuls les nationalistes peuvent le faire»
“A ultrapassagem do nacionalismo, só os nacionalistas podem fazê-la”.
(Maurice Bardèche)


16 e 17 de Dezembro de 1934, em Montreux (Suíça). Congresso dos fascismos europeus; 13 países representados; presença de A. Fonjallaz et G. Oltramare (Suiça), Eion O’Duffy (Irlanda), Marcel Bucard (França), Vidkun Quisling (Noruega), Ion Motza (Roménia), Georges S. Merkouris (Grécia), Ernesto Giménez Caballero (Espanha), etc. Na sua moção final, o Congresso reconhece por quase unanimidade Mussolini como o “fundador e chefe do fascismo internacional”.

1949, em Londres. Criação da Frente Europeia de Libertação, baseada na “Proclamação de Londres” do americano Francis Parker Yockey. Os três fundadores são F.P. Yockey, Guy Chesham e John Anthony Gannon. A Frente estará activa até 1954, publicando o boletim “Frontfighter”.

Março de 1950, em Roma. Primeiro congresso da oposição nacional europeia (9 países representados, com Per Engdahl pela Suécia e K.H. Priester pela Alemanha).

Maio de 1951, em Malmöe. Congresso fundador do Movimento Social Europeu (entre 60 e 100 delegados de 8 países europeus, entre os quais Oswald Mosley, Maurice Bardèche, Per Engdahl, K.H. Priester, G.A. Amaudruz, Jean-Robert Debbault e Ernesto Massi).

Setembro de 1951, em Zurich. A linha “dura” separa-se do MSE e funda o NOE (Nova Ordem Europeia); os líderes são, entre outros, o francês René Binet e o suíço G.A. Amaudruz.

1959, em Uppsala (Suécia). Colóquio internacional que termina com a publicação de uma declaração comum: a “Mensagem de Uppsala”.
Março de 1962, em Veneza. Convenção por iniciativa de Oswald Mosley. Participação de delegados britânicos (Mosley pelo Union Movement), alemães (Adolf von Thadden pelo Sozialistiches Reichspartei), franceses, belgas (Jean Thiriart pelo Mouvement d’Action Civique) e italianos (Giovanni Lanfre pelo Movimiento Soziale Italiano). À saída da convenção, é adoptada uma Declaração Europeia e é decidida a criação de um Partido Nacional Europeu.

1963: fundação do movimento “Jeune Europe” por iniciativa do belga Jean Thiriart, adoptando uma orientação muito anti-capitalista e anti-americana (o movimento edita a revista “La Nation Européenne” de 1965 a 1969). Thiriart permanecerá muito activo até 1969, estabelecendo contactos com países comunistas ou não-alinhados (Baas iraquiano, resistência palestiniana, Egipto, Roménia, etc.) e encontrando-se com governantes como Peron, Nasser, Ceausescu e Chou En Lai. Thiriart abandonará os seus esforços em 1969 e o movimento desaparecerá pouco depois.

5 e 6 de Abril de 1969, em Barcelona. X Congresso do NOE com 60 delegados de 7 países europeus, entre eles o suíço G.A. Amaudruz e o general croata V. Ljuburich.

13 de Maio de 1970, em Paris. Comício do movimento francês “Ordre Nouveau” na Salle de la Mutualité, com numerosas figuras da oposição nacional francesa, e com a presença de delegados europeus, nomeadamente dos italianos do MSI e o líder sueco Per Engdhal.

28 de Março de 1976, em Lyon. Encontro internacional sob os auspícios do NOE.

8 e 10 de Abril de 1977, em Barcelona. XIII Congresso do NOE.

1979: a “Eurodireita”. Lista comum para as eleições europeias (com Blas Piñar pela Espanha, J.L. Tixier-Vignancourt pela França e Giorgio Almirante pela Itália).

1991: fundação da Frente Europeia de Libertação (ELF, que retoma as ideias do americano F.P. Yockey), por Marco Battara (Itália), Christian Bouchet (França) e Juan-Antonio Llopart (Espanha). O ELF adopta uma orientação paneuropeia e “nacional-revolutionária” na linha de Yockey, Otto Strasser et Jean Thiriart (falecido em 1992). Um dos seus representantes será o russo Alexandre Douguine, futuro líder “eurasista”.
Dissolvido em 2002, o ELF teve como sucessor o "Réseau géopolitique européen" (Rede Geopolítica Europeia).

1 Comentários
Comments:
Contubernio de Munich......¿Reverso del Congreso del NOE de Barcelona?
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?