<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, abril 09, 2007

Tabu 

(por Manuel Brás, in Demoliberal)

A imigração voltou a ser tema de discussão e debate. Não por causa de incidentes como o da praia de Carcavelos, mas sim por causa de um cartaz.
É um tema “tabu” entre os políticos da AR, na medida em que estes se limitam a não discutir a política de imigração, ou a falta dela, nem o futuro do País dentro deste particular. Das duas uma: ou pensam todos da mesma maneira ou há uns que têm medo de se assumir diferentes dos outros.
Com um estilo objectivamente pouco simpático em relação aos imigrantes, o cartaz já ultrapassou largamente a sua expectativa. Não só porque pôs os políticos e os media a reagir, como provocou conversas e debates nas ruas, cafés, autocarros, escolas, universidades, enfim, levou o tema ao povo e colocou-o na “ordem do dia”.
Ao fim e ao cabo trata-se de uma realidade com a qual o homem comum, o povo, está muito mais em contacto que os 230 da AR, os aparelhos partidários ou os comentadores mediáticos, todos eles metidos nos seus gabinetes.
Para bem de todos, portugueses e imigrantes, era importante que este assunto fosse levado a sério e que aqueles que têm maiores responsabilidades na matéria explicassem porque é que os acordos de Schengen não funcionam, porque é que há tanta imigração ilegal, tráfico de pessoas, especialmente mulheres, drogas, etc. Que forças aniquilam e contornam a vigilância na fronteiras de Schengen? Para quê manter um acordo fictício que não funciona?
Porque não abordar frontalmente, com realismo, a questão da imigração em vez de assobiar para o lado e fingir que tudo decorre na legalidade?
Com realismo, sabendo que, se por um lado a imigração sempre existiu e sempre há-se existir - não pretendemos vedar o País a arame farpado -, por outro lado não podemos ignorar o preço a pagar, quanto mais não seja, em matéria de segurança, por anos a fio de imigração caótica e descontrolada.
Depois, não se admirem com o aparecimento de alternativas radicais.
Elas vêm preencher o buraco que a inépcia de uns e o medo de outros abriu.

1 Comentários
Comments:
Sabias palavras do amigo Manuel

Abraço
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?