<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, julho 04, 2007

Um debate necessário 

O estado da blogosfera nacional

Sob este título publicou F. Santos no HORIZONTE esta oportuna reflexão:

Mantendo há quase três anos um blogue, lendo blogues há mais de três, constato que nunca a blogosfera nacional esteve tão em baixo. Quando, em 2004, se discutia acaloradamente os princípios que deviam nortear o nacionalismo português, pese o ruído de quem não gosta tanto de discutir como de gritar as suas ideias e insultar os que se lhe enfrentam, o debate era rei. Caixas de comentários com menos de dez entradas eram raras, os blogueiros escreviam postais quase todos os dias (às vezes mais que uma vez por dia), a mesma frequência com que apareciam novos blogues.
Não sei se por cansaço, se por desistência de manter um diálogo que as mais das vezes tendia a ser de surdos, quase todos se recolheram sobre si, os seus princípios e os seus apoiantes, estabelecendo-se os tão típicos grupinhos dentro do meio: os racialistas, os identitários, os patriotas, os católicos, os neo-pagãos, os saudosos do Estado Novo, os socialistas nacionais. Cada qual com os seus blogues emblemáticos, as suas claques. Tudo muito bem compartimentadinho, dado que o diálogo com "os outros" é entendido como uma perda de tempo. Num meio tradicionalmente diminuto, tornou-se caricatural assistir-se a esta balcanização da blogosfera nacional, com mui poucas pontes lançadas para a outra margem.
Sinto que a blogosfera, como forma de debate de ideias, de divulgação de informações e de afirmação nacional, começa a estar esgotada. Alguns defendem que os fóruns são o melhor sistema para debater ideias na net, mas ao constatar-se a rapidez com que eles se tornam em plataformas de difusão de insultos e até de ódio, é legítima a dúvida.
Creio que espaços como a Alameda Digital devem ganhar terreno. Aí, independentemente das diversas sensibilidades nacionais-patrióticas dos articulistas, pode-se desenvolver um pensamento nacional, divulgar informações regra geral escondidas pelos mass media, promover iniciativas e difundir a cultura que é filtrada pelo politicamente correcto.
Na blogosfera ficarão os mais teimosos - o que em muitos casos é um mérito - mas a qualidade do seu trabalho, ou pelo menos a sua frequência, é uma triste sombra do que foi num passado recente.


2 Comentários
Comments:
Obrigado pela referência. Receio bem que nenhum debate suscitem as minhas despretenciosas reflexões.
 
Pois é, bonita reflexão.
Quando acontece algo, ou quando toca de fazer qualquer coisa, deixa-se de ter tempo para andar nas bloguices.
Muito mais útil seria um donativo ao PNR, que vive com a corda na garganta, ou uma filiaçãozita. Mas isso é que é mais complicado, é muito complicado, até porque implica ir a uma caixa multibanco.
E depois há o nazismo, e os skins, e o fascismo, e não é como eu quero, e depois vem a bófia, que horror, deus me livre!
Se o PNR tivesse um euro mensal por cada blogue que aparece, ou por cada jantarada/tertúlia que se faz, estavam metade dos seus problemas resolvidos.
O resto é conversa.
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?