<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

PNR manifesta-se contra independência do Kosovo 

Notícia da agência LUSA:

Lisboa, 29 Fev (Lusa) - Duas dezenas de militantes do Partido Nacional Renovador (PNR) manifestaram-se hoje, em Lisboa, contra a declaração unilateral da independência do Kosovo, em solidariedade para com Sérvia.
Balões azuis, brancos e vermelhos (as cores da bandeira da Sérvia) espalhados pelo local, algumas bandeiras do partido e uma faixa na qual se podia ler "O PNR está com a Sérvia" constituiam o cenário da acção convocada pelo Partido Nacional Renovador que decorreu no final da tarde de hoje, em frente ao Palácio de São Bento.
Segundo o presidente do PNR, José Pinto Coelho, esta manifestação visa, sobretudo, ser uma acção de solidariedade para com a Sérvia e também um testemunho de sensibilização para a tomada de posição por parte do Governo português relativamente a esta questão.
"É uma acção de solidariedade para com uma nação europeia, a Sérvia, que está a ser vítima da hipocrisia ocidental", disse Pinto Coelho aludindo à União Europeia (UE) e aos Estados Unidos que, no seu entender, estão a desrespeitar a Sérvia, nação soberana, e a apoiar uma afirmação muçulmana no seio da Europa.
"Estão a arrancar o coração da Sérvia", afirma Pinto-Coelho, referindo-se à ex-província do Kosovo e fazendo uma analogia entre este país e Portugal: "É a mesma coisa que nos tirassem agora o Minho e Guimarães".
No que concerne à ausência de uma tomada de posição por parte do Governo português, a quem acusa de pender "para o lado que mais lhe convém", Pinto Coelho afirma que o importante é que seja tomada uma posição seja ela qual for.
Quanto ao futuro do Kosovo, Pinto Coelho assegura que apesar do actual contentamento, os próximos tempos desta ex-província serão "uma desilusão, pois os problemas continuarão a subsistir".
O presidente do PNR fez ainda referência ao encontro que teve quinta-feira com o embaixador da Sérvia, Duska Lopandic, no qual "foi muito bem recebido" e que "correu muito bem".
Segundo Pinto Coelho, está também prevista uma conferência, aberta ao público e ainda sem data marcada, para debater este tema.
Relativamente à baixa adesão a este protesto, o presidente do PNR não se mostrou surpreendido: "O que fica é o simbolismo e a intenção, isto é uma acção de rua nunca esperei mais de 50 pessoas".
O Partido Nacional Renovador, fundado em 1985, é solidário com a Sérvia e assume uma "clara posição" contra a proclamação da Independência unilateral do Kosovo e contra o desmantelamento da civilização ocidental europeia, considerando "esta atitude um mau princípio, um atentado contra a Nação e um acto de violação do direito internacional".
O PNR alerta ainda "para as consequências futuras para a História da Europa" e para o "perigo da kosovização cujo precedente foi agora aberto", segundo se pode ler no comunicado relativo à manifestação de hoje, na página na Internet do partido.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?