<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, maio 19, 2008

Causa Identitária: reunião em Alcobaça 

No dia 15 de Maio uma delegação da Causa Identitária foi recebida na câmara municipal de Alcobaça pela Vereadora do pelouro da Cultura, Dr.ª Alcina Gonçalves, juntamente com uma sua assistente, para uma audiência sobre o Castelo de Alcobaça. Após os agradecimentos pela disponibilidade em receber a delegação, a mesma fez uma breve apresentação da associação e aproveitou a oportunidade para oferecer um exemplar da revista “Identitário” que foi muito bem acolhida.
Começando por explicar que a preservação do castelo, enquanto pólo de desenvolvimento da região, é o que move a nossa petição, foi questionado o que tem ou não sido feito nesse sentido. Transmitiu-se igualmente a necessidade da sua requalificação e para o facto de o Castelo estar ao abandono, cheio de ervas, graffitis e dejectos, para além dos perigos de segurança (enormes buracos, inexistência de redes de protecção, etc.).
A Sra. Vereadora mostrou-se sensível às alegações, assegurando que o monumento não está esquecido mas que têm surgido outras necessidades importantes (incluindo requalificações), que não têm permitido à câmara tratar de todos os casos, e que ainda estão a decorrer escavações arqueológicas naquele local. Ainda assim, a mesma indicou que vai desenvolver os seus mecanismos para que a área seja limpa e segura, manifestando também que se dentro de um mês se mantiver tudo no mesmo panorama a associação «deverá voltar a entrar em contacto com a câmara».
Foram ainda abordadas diversas temáticas de interesse para Alcobaça e região do Oeste, como a reabertura do museu do vinho, roteiros turísticos, atribuição de fundos monetários, descentralização, etc., sempre num elevado espírito de cordialidade entre as duas partes.
Com a satisfação de ter sido dado mais um passo no sentido da requalificação e devolução de um espaço de cultura à comunidade, a Causa Identitária reitera a necessidade da angariação assinaturas para a petição e assegura que vai continuar vigilante no sentido de conseguir a limpeza e reforço de segurança da área do castelo.


0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?