<$BlogRSDURL$>

sábado, maio 03, 2008

Gianni Alemanno: o engenheiro da direita social 

A eleição de Gianni Alemanno, de 50 anos, para ‘sindaco’ (presidente da câmara) de Roma foi a cereja no topo do bolo que faltava à recente vitória de Berlusconi. Numa segunda volta para que partiu com 84 mil votos de atraso e venceu com 107 mil de avanço frente a Francesco Rutelli, n.º 2 do Partido Democrático, o candidato, tratado de ‘neofascista’ por ser da Alleanza Nazionale, funcionou como carrasco das ideias demonizadoras da esquerda italiana, que diz que Berlusconi é velho e aponta a Umberto Bossi as sequelas de um acidente vascular cerebral, sem perceber que é, de facto, a sua maneira de exercer o poder que está a desiludir a sociedade.
A surpresa foi indiscutível.
O novo ‘mayor’, licenciado em Engenharia do Ambiente e Território, faz avançar o seu projecto com trabalho teórico, sem desdenhar a acção governativa. Foi ministro das Políticas Agrícolas e Florestais na anterior legislatura de Berlusconi (2001-2006), distinguiu-se a defender na União Europeia os interesses dos agricultores e pescadores e não descurou a preparação política quando passou à oposição. Aproveitou para escrever um livro intitulado ‘Direita Social’, onde trata das grandes linhas dos seus projectos políticos: liberdade e identidade. Na prática, marca distância dos liberais e do mercado como um deus. Defende a doutrina social da Igreja Católica, que diferencia do ‘cato-comunismo’ e do ‘cristão-social’, que considera subalternos da esquerda. Com uma ideia de ‘mais sociedade, menos Estado’, mostra que o Pólo da Liberdade de Berlusconi não é o circo político que os adversários querem fazer crer.
Nascido a 3 de Março de 1958 em Bari, no Sul de Itália, Gianni, ou, mais exactamente, Giovanni Alemanno, é filho de um oficial do Exército. O curso de Engenharia fê-lo em Roma, onde se distinguiu como activista. Em 1982, passou oito meses na cadeia, acusado de lançar um ‘molotov’ contra a embaixada da União Soviética em Roma, mas acabou absolvido. Mais tarde, a 29 de Maio de 1989, foi detido por tentar impedir a visita do presidente Bush (pai) a um cemitério militar dos EUA. É casado e tem um filho de 13 anos. Dirige a revista política mensal ‘Area’.
Além de membro do executivo da Alleanza Nazionale, onde está desde 1994, após deixar a agressividade radical, Alemanno tem múltiplas ligações à extrema-direita histórica. Entrou muito jovem para o MSI (Movimento Social Italiano, criado em 1946 pelos herdeiros políticos de Mussolini e onde militou a neta do ‘Duce’, Alessandra Mussolini) e casou com Isabella Rauti, filha de um dos fundadores do partido, Pino Rauti.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?