<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, maio 02, 2008

"Nova Águia" retoma a ideia de Pátria 

Uma nação "não pode reduzir-se aos entusiasmos fugazes da expectativa de proezas futebolísticas. Há que refundar Portugal", lê-se no manifesto da revista Nova Águia, que chega às livrarias no dia 19. O tema do primeiro número é a ideia de Pátria e conta com a participação, entre outros, de Agustina Bessa-Luís, Dalila Pereira da Costa, Pinharanda Gomes e Mário Cláudio.
Dirigida por Celeste Natário, Paulo Borges e Renato Epifânio, a publicação, de periodicidade semestral, retoma a caminhada da Águia, importante revista do início do século XX em Portugal. Segundo os responsável da nova "revista de cultura para o a século XXI", existe uma relação entre a situação vivida por Portugal no início do século passado e o tempo presente. "Na altura, como agora, existia indefinição quanto ao rumo da nação, um certo sentimento de desalento."
O manifesto da Nova Águia, subscrito por cerca de 500 personalidades da lusofonia, lembra que "refundar Portugal é repensá-lo e reorganizá-lo" a partir da cultura e da comunidade lusófona. O projecto, no entanto, não se esgota na revista, "uma das expressões de um movimento amplo" - cultural, cívico e pedagógico - que tem por objectivo dar continuidade ao movimento da Renascença Portuguesa.
Além da ideia de Pátria, tema central do primeiro número, e do texto inédito de Agustina ("O fantasma que anda no meu jardim"), a revista, que tem capa de José Rodrigues, publica vários poetas e trabalhos de autores fora da lusofonia: Dirk Hennrich (Alemanha), Doug Tarnopol (EUA), Sinem Adar (Turquia) e Francine Charron (Canadá). A Nova Águia , que será vendida a 12 euros, no próximo número destaca a figura do padre António Vieira. O iberismo é outro dos temas a destacar em breve por esta publicação "aberta e plural".
(http://dn.sapo.pt/2008/05/01/artes/n...atria_e_r.html)

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?