<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 07, 2008

O desafio da blogosfera 

O mês de Julho tem sido fértil para a blogosfera de orientação nacional. Foi aliás em Julho de 2003, há cinco anos, que se deu o arranque desse movimento de implantação e afirmação das correntes nacionais na internet. Deu-se então o aparecimento dos primeiros blogues, a que não se pode recusar o mérito do pioneirismo. Depois muitos outros apareceram, e muitos também desapareceram. Pode dizer-se que este facto é normal, e que não passa do funcionamento de um processo de selecção natural. Confesso no entanto que gostaria muito de poder dizer que mesmo após a "selecção natural" ainda persistiam muitos e bons, o que dificilmente se pode afirmar sem violentar a realidade.
Fazemos votos, todavia, que o futuro seja sempre melhor, e que continuem a despontar vocações para o combate de ideias e para a afirmação política e cultural neste meio privilegiado que é a internet.
A ideia é boa, e é exequível - o êxito só depende do trabalho, da vontade, da capacidade daqueles que a deveriam protagonizar. Só é derrotado quem quer.
Voto por uma nova arrancada. É preciso querer ir mais longe e mais alto.

5 Comentários
Comments:
"É melhor uma minoria forte, do que uma maioria fraca".
Há muita qualidade na blogosfera de pendor patriótico.
Antes de mais (sei que é humilde demais para o reconhecer) parabéns pelo trabalho incessante.
Quer pelos conteúdos que colige e tempo que investe nisso.
Mas também como agregador para outras viagens na éter que se interessa pelo destino de Portugal.
 
Eu lamento que impere na sua maioria o "copy paste", os blogs da área nacional parecem clones uns dos outros...
 
Durante o Verão houve discussão sobre a fraca durabilidade e consistência dos blogs.

Entretanto o Verão acabou mas nota-se que o panorama não melhorou por aí além - acho que é notório, mas corrijam-me se estiver enganado.

O problema dos blogs, parece-me, é que no início havia poucos e a audiência de cada um era muito maior. Entretanto a abertura de blogs generalizou-se e, hoje, existem muitos milhares de blogs em Português, para uma audiência que (cada vez mais?) procura leitura rápida e algumas vezes entretenimento para descomprimir.

É uma ilusão pensar que, por haver 20 ou 30 leitores atentos, ou participativos, ou mesmo que sejam 60 ou 80, que um blog está a fazer sucesso, pois possivelmente não serão muitos mais que esses 20 ou 30 aqueles que lêem atentamente e interiorizam a sua mensagem (ou que mudam de opinião por causa disso).

Penso que aquilo que já sugeri - os blogs comunitários - é uma solução que, por si só pode não resolver mas, pode ajudar a minimizar esse problema.

Há vários exemplos de sucesso (os tais blogs ditos de referência, com excepção talvez do Pacheco, que se mantém fiel ao início mas que também é uma pessoa que dispensa audiência/publicidade).

Penso que isso até pode servir para motivar os próprios autores.

E até dou uma sugestão: o blog do BOS tem um nome que se adequava a uma situação do género (aliás, já conta com a participação, esporádica é certo, de R.C.Santos), não prejudicava o fundador (no caso de querer editar, novamente, em livro em seu nome, bastaria retirar apenas os textos de sua autoria, por exemplo), e penso que ganharia bastante animação e audiência.

Seria interessante haver um blog em que os autores seriam o BOS, o Camisa Negra, e o DB, por exemplo. Mas, se pudessem ter 8 ou 10 autores, também não se perdia nada, pelo contrário acho eu.
 
Essa talvez fosse uma hipótese a estudar, uma forma de conseguir dar um salto em frente e sair da pasmaceira actual.. Talvez.
 
Na minha opinião isso, por si só, não resolveria nada e seria complicado, mas poderia dar uma boa ajuda naquilo que referi.

Não desfazendo em nenhum dos mencionados, falta um sítio de referência na área da blogosfera nacionalista (mesmo que depois seja conhecido como de extrema-direita, fascista, etc, etc) que cumpra um papel semelhante ao que tem o "causa nossa", o "blasfémias" ou o "insurgente", servindo de referência às respectivas áreas.

A nossa área tem argumentos e capacidade para "bater" neles todos, para apresentar maneiras diferentes de ver as coisas, e para oferecer alternativa às suas ideias (que se complementam umas às outras - uns são conservadores sociais e liberais económicos, os outros são precisamente o oposto).

Mas se continuarmos todos a olhar apenas para o nosso umbigo - e não desfazendo novamente - vai ser difícil sair dessa pasmaceira.

;-)
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?