<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 24, 2008

Especialista diz que «blogs estão a morrer». Concorda? 

Já agora, a propósito de blogues, uma polémica fresquinha, para alimentar o debate:

«Os blogs estão a morrer, estão ultrapassados». A afirmação, que já está a gerar polémica no meio digital, e não só, é de Paul Boutin, um especialista em Internet, na edição digital da revista Wired. Boutin vai mais longe e dá mesmo um «conselho de amigo»: «Se está a pensar em criar um blog, não o faça. E caso já tenha um, encerre-o».
Para o especialista, o modelo está ultrapassado. «Escrever um blog hoje não é tão boa ideia como era há quatro anos porque a blogosfera se encheu de lixo», diz o especialista, «o que torna muito difícil fazer-se notar». «Só os bloggers profissionais conseguem sobressair», adianta.
Um exemplo desta realidade é o facto de a lista dos 100 blogs mais populares da lista do Technorati (motor de busca de blogs) estar cheia de bloggers e equipas que escrevem por dinheiro, «chegando aos 30 posts por dia».
«Então, para quê dar-se ao trabalho?», questiona Boutin, que recomenda aos bloggers que se expressem no Flickr, Facebook, Twitter ou YouTube. «Vivemos na era multimédia», recorda o especialista, que diz que o modelo dos blogs está «ultrapassado». Além disso, «falta-lhes o aspecto social», que são a essência de formatos como o Twitter, Flickr ou YouTube.
Mas se realmente os blogs estão a morrer, o funeral será complicado, dados que as estatísticas apontam para a existência de mais 77 milhões em toda a web. O próprio Paul Boutin é autor de um... resta saber se o encerrará também.

2 Comentários
Comments:
Claro que não! O próprio não acreditará nisso. Ao dar um soundbyte destes Boutin, consegue criar uma onda de divulgação ao próprio trabalho. É uma boa e velha técnica do Marketing.
Importa dizer a maior parte dos bloggers concordará que vivemos na era da multimédia e que a partir de determinado momento, ou passa a um blog colectivo, ou para mesmo um site ou fórum temático. A rede social e a utilização de novas ferramentas acaba por ser um caminho de cada pessoa.
Factores como os objectivos a atingir, os conhecimentos no domínio da informática e a determinação e motivações pessoais são diferenciadores.
Sendo o blog( pelo menos no meu caso) uma óptima porta de entrada no mundo cibernético, para aqueles com medíocres conhecimentos técnicos.
A blogosfera permitiu/permite (e permitirá) também um novo campo de combate ideológico/político que funciona como último reduto de ideias e mesmo de vocações, especialmente de correntes minoritárias que se encontram acossadas e perseguidas pelo pensamento dominante.
Como em qualquer sector dinâmico a existência de equipas profissionais só dá mostras de vitalidade ao mundo blogosférico. Na minha opinião esta polémica tem muito de parecida com a tão propalada "morte dos jornais" tantas vezes anunciada com o advento da internet dos gratuítos. Que entre perdas e ganhos o que muda é o formato em que a pessoa acede à informação e amplia a audiência atingida.
Cordialmente
 
Em Portugal não se nota essa realidade.
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?