<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Nacional-Sindicalismo, e uns desabafos 

Descobrimos hoje dois novos blogues, o Nacional-Sindicalismo e o Impetus, a quem queremos saudar e desejar uma longa vida, cheia de sucessos para a causa do nacionalismo português.
Recomendamos, naturalmente, que os visitem, encoragem e divulguem - as vitórias dos nossos também são nossas.
Aproveitamos para lamentar o infeliz apagamento do "Legião Patriótica", blogue que dispunha de um magnífico recheio, em quantidade e qualidade, que desse modo ficou inacessível para o público - destruindo-se muito trabalho que bem poderia ficar em linha à disposição do público.
Já não é a primeira vez que acontece uma situação destas, e não é possível compreender ou desculpar semelhante atitude, tão grandes são os prejuízos e tamanha é a inconsciência de quem assim procede.
Se alguém até certa altura mantém um blogue e resolve não continuar com ele, por não poder ou por não querer, porque razão há-de apagar o que já estava em linha? Não quer que mais ninguém possa ler?
Embora seja norma desta casa nunca entrar em polémicas inúteis, resolvemos abordar esta questão por nos parecer um exemplo paradigmático do que não se deve fazer. Se não querem fazer mais nada, ao menos o que está feito deixem estar. Sempre pode aproveitar a alguém!
Será razoável andar eternamente a construir e a destruir, e a começar de novo?
No mesmo plano desta atitude situamos a escolha, que encontramos de vez em quando, dos blogues com acesso restrito. Se tanto trabalho dá manter um blogue totalmente aberto ao público como manter um blogue para os cinco ou dez amigos a que permitimos o acesso, que motivos haverá para a segunda opção? Pressupondo que se trata de blogues de natureza política, porque é disso que estamos a falar, não se consegue vislumbrar justificação para esta bizarria. Fazer política é falar para a cidade, partir à conquista de todos, porque o objecto desta é a vida da cidade (já explicava Aristóteles, citado aqui por este confrade). É o contrário do clubismo, do amiguismo, da cultura de tertúlia e do chá das cinco, do enclausuramento voluntário. O que é preciso é sair do isolamento, não fomentá-lo!
Quando tenho elogiado as virtualidades dos blogues, e tanta vez o tenho feito, isso deve-se a ver neles um instrumento de comunicação com a opinião pública, um veículo de criação de opinião e da sua massificação, uma arma no combate político. Nunca um entretenimento para o serão, como os encontros de jogadores de sueca. Blogues à porta fechada, nunca tal me tinha ocorrido.
E termino, que a irritação é um perigo para a tensão alta e faz mal ao fígado.
Mobilizem-se, pá!

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?