<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 24, 2009

A direita radical na Universidade de Coimbra (1945-1974) 

Estive a ler este trabalho de Riccardo Marchi, e garanto-vos que é o mais sério e bem documentado que conheço sobre a temática em causa (e estou especialmente a pensar nos consagrados monopolizadores do tema "fascismo em Portugal).
Eu, que não sou pouco exigente, teria muito pouco a corrigir ao seu autor (por exemplo, chama "Grupo de Estudantes Ultramarinos" ao Círculo de Estudos Ultramarinos). Há outros pormenores, ainda menores.
Mas, pelo conjunto, endereço os mais sinceros parabéns a Ricardo Marchi.
Os leitores deste antro fascista ficam severamente intimados a ler tudo e já:
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aso/n188/n188a04.pdf
Há uma obra essencial citada na bibliografia que me parece estar insuficientemente identificada. Trata-se do "Dossier Coimbra 1969: a crise de Coimbra vista por observadores estranhos aos acontecimentos, Lisboa, Sampedro, s.d."
Apesar de não ostentar data creio que é de 1970, e os autores foram António da Cruz Rodrigues e os irmãos José Maria Marques e. Joaquim Maria Marques.
Cruz Rodrigues continua em rede (http://www.nacionalismo-de-futuro.blogspot.com/ ) e quanto aos outros dois também são facilmente contactáveis pelo autor Ricardo Marchi.
José Maria Marques é hoje universalmente conhecido pelo seu nome artístico, é o pintor José de Guimarães. Quanto a Joaquim Maria Marques tem sido deputado do PSD, e até já foi secretário de Estado, pelo mesmo partido.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?