<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, março 08, 2010

Presença nacionalista na Madeira 


“Nacionalismo e Nacionalistas na Madeira nos Anos Trinta” (1926-1936) é uma obra da autoria do historiador madeirense Emanuel Janes, resultante da sua tese de mestrado.
A obra centra-se, como o próprio título indica, na ideologia nacionalista, focando-se no contexto madeirense da época referida.
O autor sintetiza: «Os nacionalistas madeirenses estudaram em Coimbra, num ambiente conservador». Na “cidade dos estudantes”, conviveram com individualidades como António Sardinha, Pequito Rebelo ou Almeida Braga. A ideologia foi «transportada para a Madeira».
Ernesto Gonçalves (“Restauração e a Acção Realista”), Luís Vieira de Castro (Do Integralismo Lusitano ao Estado Novo), Visconde do Porto da Cruz (“Do Integralismo ao Estado Novo”) e Manuel de Gouveia e Freitas (“A Defesa do nacionalismo Salazarista N’ A Tribuna”) são as individualidades e as obras abordadas no livro de Emanuel Janes.
Esta temática esteve em foco recentemente, numa sessão cultural, conduzida pelo próprio historiador, que teve lugar no Centro de Estudos e de História do Atlântico, no Funchal.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?