<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 26, 2010

10 DE JUNHO DE 2010 - XVII ENCONTRO NACIONAL DE COMBATENTES 

A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes 2010 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, o seu XVII Encontro Nacional.
As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivos comemorar o Dia de Portugal e prestar homenagem, não deixando esquecer, todos aqueles que tombaram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa. Por esta razão, ali se reúnem sempre um tão grande número de Portugueses, não só os que foram combatentes no ex-Ultramar e os que mais recentemente serviram em missões de paz no estrangeiro, mas também todos aqueles que, amantes da nossa História e envolvidos na construção de um futuro mais próspero para a sociedade portuguesa, querem ser participantes activos nesta homenagem.
Merece especial realce este ano a exaltação da figura do Comandante Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo que, em 18 de Dezembro de 1961, “nas águas do Estado da Índia Portuguesa, revelando acrisolado amor pátrio, alta consciência do dever e elevadas virtudes militares, sacrificou gloriosa e heroicamente a sua vida em defesa da pátria”.
Também este ano será feita homenagem à figura das mães e das mulheres que, na retaguarda, são o suporte dos combatentes e se sacrificam e sofrem tanto como eles. Esta a razão para que seja a sua viúva, Senhora D. Maria do Carmo Oliveira e Carmo, a principal oradora da cerimónia, a qual estará acompanhada pela família que sempre honrou a memória deste herói.
Estarão representados entre os convidados de honra a Câmara Municipal de Lisboa, todas as Chefias Militares, o Secretário Executivo da CPLP, os militares agraciados com a Torre e Espada, os Presidentes das Associações de Combatentes e os Adidos Militares ou Culturais junto das embaixadas da CPLP. Estarão também presentes os militares que sobreviveram ao combate da lancha Vega.

O programa geral é o seguinte:
10H15 - Missa no Mosteiro dos Jerónimos (grupo coral e terno de clarins);
11H30 - Concentração junto ao Monumento;
12H00 - Abertura pelo Presidente da Comissão Executiva, Almirante Francisco Vidal Abreu;
12H04 - Evocação histórica do combate da Lancha Vega, em Diu, e da morte do seu Comandante, 2º Tenente Jorge Oliveira e Carmo, pelo VAlm. Pires Neves;
12H08 - Palavras de exaltação ao herói Cte. Oliveira e Carmo pela sua viúva, Sra. D. Maria do Carmo Oliveira e Carmo;
12H12 - Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana);
12H20 - Homenagem aos mortos e deposição de coroas de flores;
12H40 - Hino Nacional (salvas por navio da Marinha Portuguesa);
12H45 - Sobrevoo de aeronaves da Força Aérea Portuguesa;
12H50 - Passagem final pelas lápides;
13H10 - Salto de Pára-quedistas;
13H25 - Almoço-convívio.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?