<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 04, 2010

ALEXANDRE HERCULANO – EVOCAÇÃO NOS 200 ANOS DO SEU NASCIMENTO 

Em 24 de Maio de 1861 fundava-se a Comissão Central do 1.º de Dezembro de 1640, transformada em 1927 na actual Sociedade Histórica da independência de Portugal, como reacção à campanha pró-iberismo que grassava em largos sectores da sociedade portuguesa. A esta iniciativa, promovida inicialmente por um comerciante lisboeta, Feliciano de Andrade Moura, aderiram prontamente grandes figuras da época, como é o caso do ilustre escritor e historiador Alexandre Herculano de Carvalho Araújo.
Detentor de uma visão pragmática e nacionalista da História, associada a um profundo saber, Alexandre Herculano vai desempenhar funções nesta Associação, como nos dão conta os Livros das Actas, registando-o, por exemplo, numa subcomissão, criada em 1868, para redigir e publicar um dos muitos protestos à propaganda Ibérica.
Ao longo de quase setenta anos de vida a sua actividade distribui-se por vários domínios, desde a criação literária, com particular enfoque no romance e na poesia, à historiografia, à política e ao debate de ideias.
Retirou-se nos últimos tempos de vida para a sua Quinta de Vale de Lobos, Perto de Santarém, onde morreu em 1877.
Citando António José Saraiva, na sua História da Literatura Portuguesa, faleceu “rodeado de prestígio nacional como poucos homens terão tido em toda a nossa História”.
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal não pode, pois, deixar de comemorar os 200 anos do nascimento desta figura ímpar da cultura Portuguesa.
O Prémio Monografia deste ano é-lhe inteiramente dedicado na expectativa de se promoverem estudos sobre a obra de um dos corifeus do Romantismo português.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?