<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 12, 2010

Livros para as férias 

Dou hoje início a uma série de recomendações bibliográficas para o presente Verão.
Recomendo aos leitores interessados pelos temas históricos e políticos a obra de um jovem investigador que muito tem contribuído para o conhecimento de um período normalmente pouco e mal tratado na nossa historiografia.
Trata-se de José António Ribeiro de Carvalho, e dele se recomenda a leitura, por exemplo, de "Católicos nas Vésperas da I República", editado em 2009 pela Livraria Civilização Editora, e "Ditadura Franquista (1907-1908", publicado em 2006 pela Prefácio.
Recomendo ainda outra obra de investigação histórica, já com uns anos, que abre perspectivas surpreendentes sobre uma realidade esquecida de uma época quase desconhecida: "Rebeldes e Insubmissos - Resistências populares ao liberalismo (1834-1844)", de Maria de Fátima Sá e Melo Ferreira, um notabilissimo estudo sobre a problemática das resistências populares ao regime vencedor após 1834. Para complementar, é essencial ler "Errâncias miguelistas", de Maria Teresa Mónica, este sobre as peripécias do exílio. Um sobre os miguelismos do interior, o outro sobre os miguelismos do exterior; para melhor conhecimento desse universo estranho e vário que foi a resistência à revolução no Portugal de oitocentos.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?