<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

7 anos de fascismo em rede (1) 

Vai fazer sete anos, lembrei-me de lançar fascismo em rede... Foi no princípio de Fevereiro de 2004, e daí nasceu este sítio, onde, pelo que vejo, umas dezenas de internautas perdidos ainda aportam de vez em quando.
No nome havia uma provocação deliberada, que se dirigia direitinha à esquerda doméstica, e que - é preciso reconhecê-lo - falhou por inteiro. A nossa esquerda instalou-se, aburguesou-se, engordou, tornou-se respeitosa e sonolenta - e o que quer é sossego. Goza a digestão, ressona no sofá. De modos que ficou indiferente ao repto da besta imunda, que noutro tempo a teria posto a salivar raivosa, tão previsível como os cãezinhos de Pavlov ou os toiros de Miura.
Mas daí - nada! Nem o fascismo já a faz mexer!
Depois, e sobretudo, havia também um desafio, um acenar cúmplice, à Direita que temos, e à que podemos ter. Pretendia-se que ela - toda ela, toda ela! - tomasse consciência de que só persistem diante de nós os interditos e limitações que voluntária e passivamente aceitamos e eternizamos. Porém, a Direita em geral é cheia de sustos e pavores. E também não gosta de desafios. Só o nome logo a deixou incomodada, a pobrezinha. Sofre de achaques e o coração é fraco. Está disposta a tolerar tudo, com paciência e resignação. Mas não lhe peçam grandes exaltações (por favor!). Só isso do fascismo logo a fez benzer-se, persignar-se, arrepiar-se... (a nossa Direita é como aquelas tias da província, benze-se muito, mesmo aquela que se acha moderninha por só se inclinar diante de velhos deuses exóticos).
Os preconceitos e tabus que preenchem o vazio das cabeças de uma e outra, as nossas novas-velhas esquerdas e direitas, condenaram este espaço a uma existência marginal. Já se esperava, e não incomoda. Seguir pelas margens pode ser uma forma de chegar a algum lado, sem cair no pântano.

0 Comentários
Comments: Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?