<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, julho 06, 2007

A "crise" da blogosfera nacional 

Na sequência do alerta de F. Santos no HORIZONTE , sobre o estado da blogosfera, nomeadamente da chamada "área nacional", foi agora a vez da GAZETA DA RESTAURAÇÃO dar o seu contributo sobre o tema.
Assim:

O F. Santos faz uma oportuna reflexão no Horizonte sobre o estado da blogosfera, nomeadamente da chamada "área nacional", e sobre a crise que parece afectar esta forma de debate, reflexão e divulgação de ideias.
O que a Gazeta tem a dizer sobre o assunto, como quem não quer a coisa, resume-se em quatro pontos:
1. A blogosfera continua a ser o melhor espaço para uma crescente permanência dos intitulados "desalinhados". Acontece que, contrariamente à tendência de três ou quatro anos atrás, assumem-se agora mais as casas sinistras. Os fóruns dão, regra geral, lugar a discussões estéreis, a ataques sem fundamento, a trivialidades que nada acrescentam e a um enclaustramento entre os participantes.
2. A blogosfera não tem de restringir-se, necessariamente, aos "intelectuais". Pode ser lugar de apresentação de ideias de acção muito concretas. A Gazeta tem tentado conciliar as duas coisas, tendo uma secção na coluna da direita onde serão arquivados todos os materiais relacionados com a acção monárquica que aqui é proposta.
3. Se é de evitar a criação de grupos isolados em torno de correntes há a considerar que os fóruns propiciam mais essa vontade, como referido supra. Para a organização interna poderá ser um excelente meio de partilha à distancia. Contudo, só a blogosfera, ou um qualquer espaço congénere, consegue manter a visibilidade e o debate aberto a todos os interessados.
4. O decréscimo do número de casas abertas e que se situem na tal "área nacional" não significa que se perca qualidade. Mesmo assim, há que ter em conta o desalento de alguns históricos nestas lides. O que importa para o futuro é estabelecer uma relação qualidade/quantidade.

Etiquetas: ,


1 Comentários
Comments:
Obrigado pela referência, meu caro. É preciso é não esmorecer.

abraço
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?