<$BlogRSDURL$>

sábado, julho 14, 2007

Sobre a "blogosfera nacional" 

Escreveu agora o Flávio Gonçalves:

Só agora tive paciência para escrever um pequeno postal acerca do estado da blogosfera, já tinha efectuado uma curta incursão na caixa de comentários do F. Santos mas achei melhor escrever algo mais elaborado quando houvesse tempo (leia-se pachorra) para actualizar condignamente este blogue.
Não é só a blogosfera que se encontra em crise aparente, a mania dos fóruns também parece ter abrandado, o
Terceira Via que era politicamente inovador passou de mortiço a morto depois de um período de grande animação e excitação e o Fórum Pátria é animado por uma mão cheia (literalmente) de colaboradores passadistas, até o veterano Fórum Nacional se encontra muito mais morno do que já foi não há muito tempo, há um clima de depressão geral na área nacional virtual.
Por outro lado têm surgido projectos internéticos inovadores, a
Alameda Digital, o Projecto Grifo, a revitalizada Novopress e a mais recente Metapedia. Enfim, verdade seja dita que as colaborações nesses projectos e as visitas que os mesmos originam deixam muito a desejar, a blogosfera mesmo mortiça continua a atrair muita mais gente que qualquer um (ou mesmo todos) desses projectos.
No que me diz respeito tenho animado muito menos este blogue por uma razão que me incomoda: o bloqueio do blogger a partir do meu local de emprego, local onde passo todo o tempo com excepção das horas de sono e algum tempo com a namorada (parece que só vivo para trabalhar neste emprego, que odeio e nem me
paga as contas). Além disso tenho estado ocupado com a
Metapedia, a Mathaba e o Resistir Online, onde colaboro activamente na difusão de uma esquerda nacional que se está a formar em Portugal com um atraso de décadas quando comparado com o resto da Europa e que a blogosfera da área nacional de Direita esteja a morrer, lamento imenso se vos ofendo, até é bom para nós.
Nestas décadas pós 25 de Abril de 1974 que fez a dita Direita nacional? O único sucesso que obteve foi o dos seus dirigentes terem sido todos absorvidos pelo sistema e enriquecido com isso, nada foi deixado para as próximas gerações, que a voz da Direita que se diz nacional se vá calando é até uma benção para uma nova geração da área nacional que leu Marx e não se envergonha de citar Bakunine, Kropotkine ou mesmo Lenine (caso não saibam "
Fazer nossa a causa do povo" é uma citação do Lenine).
Concordando com o
BOS, nunca houve uma blogosfera nacional, existiam uns blogues que se linkavam uns aos outros e que pregavam quase todos a mesma coisa, uns mais monárquicos, outros mais ou menos do PNR, mas verdade seja dita são poucos os militantes/activistas nacionalistas (PNR, CI, TIR e mesmo MPP) que mantêm blogues.
Mesmo assim, e sendo doutro meio social, político e cultural, já não passo sem diariamente visitar certos blogues, como
O Sexo dos Anjos, o Manlius, o Horizonte, o Jantar das Quartas e A Voz Portalegrense (poupo-vos de listar os blogues anarquistas e comunistas que também visito diariamente).
A blogosfera está para durar, mesmo a da área nacional, tem é alturas de inércia, pelo menos de Julho a Setembro/Outubro todos os anos, e mesmo que não tivesse para pouco serve (politicamente) mas desempenha o seu objectivo (culturalmente).
E agora vão lá escrever qualquer coisa na
Metapedia...

Nota do editor: não quero ser causa de nenhuma depressão para o irrequieto e inconformado Flávio, mas o derradeiro entusiasta da "esquerda nacional" de que me lembro era o José Miguel Júdice...

Etiquetas: ,


2 Comentários
Comments:
Alá me guarde e livre...
 
ah ah ah, excelente nota!
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?