<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, setembro 21, 2005

Falemos claro 

Nos últimos tempos escrevi dois pequenos textos em que alertava para duas questões capitais no movimento nacionalista nestes dias: um sobre as eleições autárquicas, que estão a duas semanas, e sobre a relevância do teste sobretudo em Lisboa e Porto; e outro sobre os sintomas de um certo esgotamento, temático e de fundo, que me pareceu detectar no dito "movimento nacionalista", na blogosfera e fora dela (sendo certo que um movimento incipiente ou cresce ou morre, ou se inventa todos os dias e cria novos espaços de afirmação ou desaparece de cena).
Tenho a impressão que por vezes a recusa instintiva em auto-analisar-se, a hostilidade reflexa ao pensamento crítico, resultam do comodismo e do medo. Comodismo, porque é mais confortável dar por assente que o que está é bom e o que se faz é óptimo (temos vitórias todos os dias). Medo, porque parar um bocadinho para ver melhor pode ser perturbador.
O que é certo é que pensar só se pode fazer com cérebro, e seria suposto que todos tivessem um. Vamos dar-lhe uso, senhores!

1 Comentários
Comments:
bora dar uso não só aos blogs mas também á carteira. a propósito, já mandaste euros para o pnr?
 
Enviar um comentário
Divulgue o seu blog! Blog search directory

This page is powered by Blogger. Isn't yours?